contratualismo
Com a crise feudal, e nascimento da era moderna surge os "Estados Modernos" que tinham ideais, absolutistas, afim de criar a unidade de Governo, para a manutenção de um regime republicano.
Aparece então, os Contratualistas, cada um em seu respectivo período, mas que contribuirão e muito para sociedade que vivemos hoje, com suas leis e suas teorias sobre o papel da sociedade, função do Governo, e regimes políticos.
O primeiro contratualista, considerado até o pai da política moderna foi "Nicolau Maquiavel" (1469-1527) é dito até como polêmico em suas teorias, porque ele dessacraliza a política do campo da teólogia "Teoria do Centro onde tudo circula ao redor de Deus e seus ensinamentos" e devolve-a aos homens, defendendo que o lider ou governante deveria ser temido mas nunca odiado, por só assim conseguiria criar a unidade de Governo rigido e até duro para poder, manter o Principe em um Regime de Governo Republicano e poder sair atrás de conquistar mais territórios.
Em seguida surge "Thomas Hobbes" (1588-1679) ele fez menção a obra de Maquiavel, e defende a unidade absolutista, e aborda que o individuo em seu estado de natureza humana é mal, esse estado ele diz ser o jusnaturalismo.
Jusnaturalismo: Modelo teorico que explica, o estado de natureza humana, o sujeito vive em um estado livre sem uma unidade de Governo para comanda lo.
Hobbes, explica que quando o sujeito se encontra nesse estado, ele é mau e egoísta, para freia lo cria-se impacto o poder do soberano, o individuo abre mão do direito de ser livre, para o Governo através de leis que irão enquadra-lo dentro do modelo perfeito pra sociedade, e dizer qual o seu papel dentro dela, essa é a outra teoria criada por Hobbes, chamada de contrato social. Contrato Social: Onde o individuo deixa que a unidade de Governo, mostre o seu papel dentro da sociedade, e o sujeito aceite as leis e regras da unidade absolutista de Governo, para poder manter a paz e segurança de todos.
John Locke