Mito da Caverna
Essa mordaça necessita de eletricidade, é a nossa televisão, que nos aparece, por vezes, como se fosse a única verdade, a revelação absoluta, constrói e destrói ao seu bel prazer - nos vestimos, nos comportamos como a tela mostra. Eis aí o comportamento da sociedade atual, as sombras (informações fornecidas pela mídia) são fortemente controladas.
Acomodamo-nos a essa vida de constante conforto e de passividade intelectual. Às vezes, surge alguma discussão acalorada sobre um capítulo de novela ou uma notícia da hora, melhor ainda, de algum episódio de um reality show que mostra exatamente como são as pessoas sem nenhum disfarce. A vida como ela realmente é.
É fato que a televisão é presente no dia a dia de grande parte da população mundial, produzindo costumes, gostos, hábitos, maneiras diferentes de se portar diante da sociedade, que não são nossas e nem se assemelham a nós. E pior, vamos adotando como referência os donos dessas imagens, permitindo que eles se tornem tutores da nossa cidadania.
Outra razão para a overdose de TV está no fato dos pais não terem muito tempo ou recursos para dedicar-se aos filhos, que usam a TV como "babá eletrônica".
Qualquer professor sabe o quanto é difícil dialogar e transmitir valores a alunos superexpostos à caixa (televisão), muitas das nossas crianças não leem livros em hora alguma e boa parte não brincam com