Contratos
Juliana da Silva Nascimento e Alex Queiroz
O trabalho apresentado visa mostrar a importância da interpretação dentro dos contratos.
O contrato é a celebração vontade de duas partes , é necessário que haja uma boa interpretação dentro dele , para que se alcance o seu real significado. A declaração da vontade é o que tem que ser buscado , o contrato tem que ser claro e objetivo pois nele esta a real vontade dos contraentes.
Pois o que se foi desejado pelas partes é o que deve ser constar nos termos do contrato, uma clausula obscura ou de má compreensão dificulta a interpretação , deve-se sempre procurar a clareza no que esta sendo proposto pelas partes. Pois algumas linguagens dificulta o entendimento.
As clausulas obscuras são o grande problema nos contratos , pois não se a clareza no que se esta acordando , um exemplo são os planos de saúdes , quando o contraente vai procurar o serviço pretendido , ele é informado que o seu plano não cobre o referente serviço , ai vem o grande susto eles são surpreendidos com algo que não esperava , pois o contraente é informado que serviço desejado não esta disponível para ele. A obscuridade dificulta o entendimento, com o entendimento contraditório do que se é desejado. Na obscuridade das clausulas nem sempre o que é pretendido é o que esta sendo acordado.
Outro problema são as clausulas ambíguas e contraditórias, quando houver clausulas assim deve-se sempre procurar a interpretação mais favorável para o aderente. O ideal é que é a vontade das parte esteja sempre em harmonia com as clausulas contratuais.