Contrato Social
Resposta: O conceito de Rousseau de Vontade Geral trabalhado por Reis se divide em Vontade Geral Padrão e Vontade Geral Decisão. Vontade Geral Padrão é o que é tido como “bem comum”, e Vontade Geral decisão, o caminho necessário para se conhecer a Vontade Geral Padrão, sob forma de lei, concretizada no sufrágio.
Por “bem comum”, é manifestado o desejo da preservação do corpo político possibilitando possível a existência de uma comunidade de cidadãos livres e iguais, a “voz do povo” é conhecida pela Vontade Geral, que é a vontade do corpo político, e a vontade do soberano. A sociedade está unida pela busca do bem-comum.
Para Rousseau, a Vontade Geral deve decorrer de todos. Assim, a Vontade Padrão seria a opinião do cidadão acerca do que é o melhor para o corpo social, e não algo de seus interesses pessoais. O sufrágio é a interpretação do bem comum, assim como a Vontade Geral Decisão é o conhecimento do “bem comum”(A Vontade Geral Padrão), não dada ao anúncio da decisão em sim no processo de conhecimento.
Conhecer o sufrágio é conhecer a Vontade Geral Decisão. Para isso é necessário que a matéria de deliberação seja interesse de todos os votantes e que seus efeitos recaiam sobre todos, e que todo cidadão participe do processo. Também é necessário que todos entendam o bem comum (a Vontade Geral Padrão) e que sejam informados da proposição apresentada. O cidadão tem consciência sobre o que é melhor para o corpo social e deve justificar seu voto pelo que considera melhor para que se atinja o interesse comum.
Relacionando o