Contrato social
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
PROFESSOR: ALCIDES
TESTE DA CHAMA
Joana Clara Oliveira Macêdo Lima 1º A- nº16
Teresina, 20 de setembro de 2012 1. RESUMO
Teste da chama é um experimento que constata a reação de como um elétron absorve energia e passa a um nível quântico maior, mas volta ao seu nível inicial liberando a energia adquirida em forma de energia luminosa, o que dá uma cor característica a cada elemento químico que, por sua vez, reage de uma forma diferente.
1. INTRODUÇÃO
O teste da chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseados no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com acido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores.
O teste da chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da ultima camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que se chama de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.
A temperatura do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contem desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioletas, os raios X, até a radiação gama.
De acordo com a freqüência e comprimento de ondas das ondas