CONTRATO DE OP O
O QUE SÃO: São contratos derivativos (um acordo), que permitem a transferência do risco de oscilação de preços de uma commodity para outro agente do mercado, mediante o pagamento de um prêmio. Por meio das opções, são negociados em duas partes: 1.: direitos e obrigações de se comprar no futuro, conhecidas como Call Option 2.: ou vender esse direito, o ativo objeto do contrato, conhecidas como Pull Option.
Os compradores: são conhecidos como titulares e detêm o direito de comprar ou vender o ativo objeto no futuro, por meio do pagamento do prêmio.
Os preços de exercício são divulgados pelas bolsas e os agentes escolhem o nível de preço para operar.
Os vendedores ou lançadores: tomam risco no mercado e esperam o não exercício das opções, para lucrarem com o prêmio pago pelo comprador no início da negociação.
EXEMPLO: Uma pessoa compra uma casa, e não tem o dinheiro para pagar por esse bem hoje. A pessoa estabelece com o vendedor uma negociação, na qual hoje ela paga um valor X. E o vendedor faz um recibo que garante que daqui a 30 dias, caso a pessoa pague o valor total, a casa é sua, ou seja a pessoa paga a antecipação hoje e o restante do valor num prazo pré estabelecido no futuro. No momento em que se estabelece esse contrato, o vendedor deu a garantia ao comprador que se o mesmo pague essa quantia (ou seja o sinal), ele receberia o imóvel, e eles assim conclui o Contrato de Opção de Compra.
TIPOS DE OPÇÕES
AMERICANAS: exercício da opção que pode ser feito a qualquer momento.
EUROPÉIAS: exercício pode ser realizado apenas no vencimento da opção.
ASIÁTICAS OU EXÓTICAS: critérios próprios e negociadas no mercado de balcão.
As opções podem ser negociadas em bolsas ou no mercado de balcão. As opções negociadas em bolsas podem ser padronizadas ou flexíveis. No caso, os agentes definem as características das opções. Além disso, as opções podem ter como ativo objeto um contrato futuro ou uma mercadoria denominada opção sobre disponível.
PARA