Camoes
Biografia
Pouca coisa se sabe sobre os primórdios da vida de Luís Vaz de Camões. Supõe-se que nasceu em Coimbra ou em Lisboa entre 1524 e 1525.
Já adulto ingressa no exército da coroa e em 1547 embarca como soldado para África, onde, em Marrocos, numa batalha contra os Celtas, perdeu o seu olho direito.
É preso após voltar a Lisboa, em 1552, quando, numa briga numa noitada popular feriu um funcionário real.
Entre 1553 e 1570 a sua vida resumiu-se em expedições militares no Oriente, embora maioritariamente na China e na Índia.
Acaba por voltar a Lisboa, já com vários manuscritos de ‘Os Lusíadas’, obra publicada em 1572 cm a ajuda do rei D. Sebastião.
Luís Vaz de Camões morre em Lisboa, Portugal, no dia 10 de junho 1580, em absoluta pobreza.
Os testemunhos dos seus contemporâneos descrevem-no como um homem de porte mediano, com um cabelo loiro arruivado, cego do olho direito, hábil em todos os exercícios físicos e com uma disposição temperamental, custando-lhe pouco entrar em brigas. Diz-se que tinha grande valor como soldado, exibindo coragem, combatividade, senso de honra e vontade de servir, bom companheiro nas horas de folga, liberal, alegre e espirituoso quando os golpes da fortuna não lhe abatiam o espírito e entristeciam. Tinha consciência do seu mérito como homem, como soldado e como poeta.
Obra
Contexto Camões viveu no século XVI. Nessa altura, uma sua pátria tinha lutado para conquistar a sua soberania, primeiro dos mouros e depois de Castela, tinha desenvolvido um espírito aventureiro que a levara pelos oceanos, expandindo as fronteiras e abrindo novas rotas de comércio e exploração, vencendo exércitos inimigos e as forças da natureza. Contudo a crise política e cultural já se anunciava e depois da sua morte o país perdeu a sua soberania para Espanha. Características gerais As suas experiências como soldado e navegador e as dificuldades por que passou enriqueceram o seu conhecimento e libertaram-no das