Contracultura
Subcultura – conceito e subcultura empresarial
Participantes:
Anderson Marques dos Santos Matricula 20469
Caroline Honorato Matricula 20498
Marcio Mesquita Matricula 20302
Melissa Marques Matricula 20563
Miriam Ribeiro da Silva Matricula 20528
Disciplina:
Pensamento Humanístico
Curso:
Administração
Profª.: Valquiria Marques
Nota:
SUBCULTURA
Conceito: Subcultura consiste em um grupo específico, que tempo seu modo de vida próprio, divergindo da cultura dominante, porém, sem entrar em conflito com esta, ou seja, apesar de modo de vida diverso do grupo dominante, estes vivem em perfeita harmonia com aqueles.
Para alguns autores (Freitas e Cols, 1996) o conceito de subcultura sugere uma prática cultural que estaria acima das outras e que todos os indivíduos subscreveriam a esta cultura maior que é autônoma em relação as multiplas subcuturas.
Com analise nos conceitos acima, temos que subcultura são pequenos grupos, que possuem peculiaridades próprias, ou seja, se vestem de forma diferenciada, possuem hábitos específicos, gostam de determinados estilos musicais, etc. Para que fique bem configurado o conceito de subcultura, podemos citar alguns exemplos: os góticos, os skatistas, os kamicases, os carecas, os punks, etc. Estes grupos possuem modos de pensar próprios, gostam de coisas que não são comuns para a sociedade.
Apesar do modo de vida, eles não renegam, ou pelos menos a maioria não renega a cultura dominante, pois, devem conviver em harmonia com o restante da população, deve cumprir a legislação local, respeitar as crenças, hábitos, entre outras regras que cabem ao grupo dominante, bem como aos demais grupos de subculturas existentes.
Temos diversas outras subculturas, como as