Contraceptivos
Biologia
Indice
Introdução
Todos nós sabemos que a sexualidade é um componente fundamental da vida humana. Contudo, é necessário ter alguns cuidados, de modo a não por a sua vida e a do parceiro em risco. Uma gravidez indesejada pode acarretar consigo muitos problemas, pois ter um filho implica a responsabilidade de lhe facultar um ambiente, com condições propícias a um desenvolvimento físico e psicológico saúdavel.
Actualmente existem vários métodos capazes de ajudar os casais a escolher a altura certa para o nascimento dos seus filhos. A estes métodos designamos, métodos contraceptivos, utilizados não só para evitar a gravidez indesejada mas também, como no caso do preservativo, evitar a transmissão de doenças sexuais, nomeadamente a SIDA.
Para que tal não aconteça, é necessário conhecer qual a funcionalidade, o modo de aplicação, as vantagens e as desvantages desses métodos, que abordaremos neste trabalho.
Métodos Contraceptivos Naturais
Consistem na abstinência de relações sexuais durante o periodo fértil do ciclo da mulher.
✓ Método do calendário
Este método tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas (24 horas para o óvulo e 72 horas para o espermatozóide) para determinar o periodo fértil. Consiste em estabelecer um calendário menstrual ao longo dos meses, para verificar se o ciclo mantém um padrão idêntico.
A sua eficácia é baixa a razoável.
✓ Método das temperaturas basais
O método das temperaturas basais consiste na medição diária da temperatura, utilizando sempre o mesmo local (boca, vagina ou recto). A medição deverá ser feita sempre ao acordar, antes de qualquer actividade, e registada num gráfico. A temperatura varia ao longo do ciclo. A subida da temperatura basal do corpo, a meio do