Contraceptivos
* Contraceptivos (anticoncepcionais) injetáveis – trimestral e mensal.
Publicado em 28/09/2009 por Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger
O que são os contraceptivos injetáveis?
Temos dois tipos de contraceptivos injetáveis: os trimestrais e os mensais. Os trimestrais contêm um progestógeno similar ao hormônio natural progesterona existente no corpo da mulher. Já os injetáveis mensais contêm 2 hormônios, um progestógeno e um estrógeno semelhantes aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo de uma mulher.
Como funcionam os injetáveis trimestrais?
Entre as fórmulas existentes, o “acetato de medroxiprogesterona de depósito” (AMPD) é o mais usado, também conhecida como “a injeção”, Depo, Depo-Provera, Megestron e Petogen. Outra formulação menos usada é o “enantato de noretisterona” (NET-EN). A mulher recebe uma dose trimestral intramuscular que suprime a ovulação, e por isso, evita a gravidez. A mulher fica com um depósito de hormônio dentro de seu músculo, e o hormônio vai sendo liberado lentamente na corrente sanguínea, ao longo desses três meses. Por não conterem estrógeno, podem ser usados durante toda a amamentação e por mulheres que não podem usar métodos com estrógeno. Eles não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), devendo se associar um método de barreira (ex.:camisinha) para previnir as DSTs.
Quais são os efeitos colaterais dos injetáveis trimestrais?
Com o uso do AMPD, nos primeiros três meses é comum alterações nos padrões de menstruação e, depois de um ano de uso ausência de menstruação, sangramento raro ou irregular. Já o NET-EN afeta em menor escala os padrões de menstruação que o AMPD. As mulheres que usam o NET-EN apresentam menos dias de menstruação nos 6 primeiros de uso e menor chance de não ter menstruação após um ano de uso do que as usuárias de AMPD.
Podem ocorrer dores de cabeça, ganho de peso, tontura, inchaço, desconforto no estômago e alterações do humor. Eles