Contraceptivos
O anticoncepcional oral é o método de contracepção mais usado pelas mulheres. Existem diversos medicamentos disponíveis no mercado para todos os bolsos.
A pílula anticoncepcional possui efeitos colaterais mínimo, e são benéficos para a pele, os cabelos e diminui o fluxo menstrual e os efeitos desagradáveis da tensão pré- menstrual.
Os anticoncepcionais são indicados na prevenção de uma gravidez indesejada. As pílulas mais utilizadas pelas mulheres são:
Yaz, Yasmin, Diane, Harmonet, Femina, Gynera, Femiane, Micropil, Minulet, Minesse, ciclo 21, entre outros.
Anticoncepção Hormonal Reversíveis
Os anticoncepcionais hormonais são esteróides utilizados isoladamente ou em associação com progesterona com a finalidade básica de impedir a concepção.
A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução em termos de quantidade e qualidade dos hormônios utilizados. São classificados de acordo com a via de utilização em: oral, injetável, subcutâneo e vaginal. ANTICONCEPCIONAIS ORAIS HORMONAIS COMBINADOS (AOCS) Tipos e Composição
Os AOCs contêm estrógeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posológicos:
Monofásicas - são as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composição e dose.
Bifásicas - contém dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios, em proporções diferentes. São 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Trifásicas - contém os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Monofásicas contínuas - são mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composição e dose.
Mecanismo de ação
Os anticoncepcionais hormonais orais exercem seu efeito principalmente pela inibição das gonadotrofinas hipofisárias, impedindo a ovulação. Além disso, modificam o muco cervical tornando-o