Comportamento organizacional
POLO DE LIMEIRA – SP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PARTICIPANTES:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
LIMEIRA, 18 DE ABRIL DE 2012.
Capítulo 1
Definição de comportamento Organizacional
Dentro das empresas atuais, cada vez mais procura-se investir em profissionais da área de departamento pessoal, buscando treinar e conhecer melhor os profissionais atuantes dentro das empresas.
O Comportamento Organizacional é uma área da Administração que estuda a influência dos funcionários como indivíduos dentro da empresa, considerando suas diferenças, como valores, personalidades,crenças, inteligência e moral, única de cada indivíduo.
Partindo deste ponto, e compreendendo que ninguém é igual e que cada indivíduo possui algo de bom a oferecer, mas também possui defeitos, o estudo do Comportamento Organizacional, aborda o comportamento dos grupos dentro das organizações, focando sempre na aprendizagem em conjunto, ou seja, na troca de informações dentro destes grupos, considerando que as diferenças entre os componentes do grupo podem produzir bons frutos para o desenvolvimento da organização, a partir do surgimento de novas idéias.
A partir do conhecimento das diferenças existentes dentro de um grupo, e da interação dos componentes deste, pode-se trabalhar melhor o comportamento humano dentro das organizações, e é aí que podem-se aplicar as principais metas do Comportamento Organizacional, segundo Dubrin: explicar, prever e controlar o comportamento.
Conhecendo e compreendendo os membros do grupo, pode-se explicar,ou seja, identificar motivos pelos quais alguns acontecimentos ocorrem dentro da organização, o que é quase impossível quando não há este conhecimento, este entrosamento do grupo.
A previsão dá-se à prevenção contra eventos futuros a partir dos acontecimentos anteriores baseado no comportamento do grupo em