contra a pena de morte
A crussificação de jesus Cristo se Deu através de um plrbicito, exatamente como, hoje, a sociedade brasileira deseja fazer.
O caso de Jesus Cristo englobou não só o fato de deixar o poder de decisão contra vidas na mão de uma população, na maioria das vezes, leiga, como também a questão da condenação à morte de pessoas inocentes.
O Brasil é um Estado Laico, porém apopulação brasileira é majoritariamente cristã (87%). Então não podemos excluir nesse demate os princípios cristãos onde diz claramente que se Deus nos concede a vida, só Ele tem o poder de tirá-la(Sm 2.6). E não há o que se falar com relação à vingança , pois na Biblia Sagrada (Mt 5.44) a palavra de Deus é " Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguemdiz ". Corroborando esse entendimento, lemos em Rm 12.19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”.
A vida daqueles assassinos é sagrada? Sim. Se Deus é o Senhor da Vida, eles estão vivos porque Ele lhes concede esse dom. Se Deus não lhes dá como a morte como castigo, é porque Deus quer que eles continuem vivos. A pena de morte é imoral. A vida é o maior bem da humanidade e ninguém deve ter o direito de eliminá-la. Se não houver respeito pela vida humana, se não houver o reconhecimento de que a vida é sagrada e se coloca acima de qualquer outro bem da humanidade, então não haverá mais respeito por qualquer valor e ninguém terá segurança
O cristão não pode vingar-se de ninguém pois se acredita que Deus é um Deus de JUSTIÇA deve compreender que Ele mesmo a fará.
Teoria Filosófica
" Não se deve, portanto responder à injustiça com a injustiça nem fazer mal a ninguém, qualquer que seja o mal que nos tenha sido feito." sócrates Montesquieu retomou a mesma idéia, vários séculos após, especificamente em relação ao efeito de corrupção política de certas penas criminais. “