Argumentos contra a pena de morte
Um exemplo clássico dessa razão são os vários casos de condenações injustas que ocorreram nos EUA, tendo-se verificado a inocência do condenado depois que este foi executado.
"Por quê deveríamos matar pessoas que mataram outras pessoas? para ensinar que é errado matar?" Esse tipo de frase de efeito é muito perigoso, pq acaba seduzindo os ouvintes,em vez de os levar a uma reflexão crítica. É evidente que não semata pessoas que mataram outras pessoas para ensinar que é errado matar. Mata-se para inibir a criminalidade ao provocar medo nos aspirantes a assassino, e para evitar que possam reincidir em seus crimes
A pena capital seria uma “forma mascarada” de vingança da sociedade pena capital seria uma “forma mascarada” de vingança da sociedade ou dos prejudicados contra o criminoso, um ato repudio-o para penalizar outro ato reprovável. Considera-se que a morte de um delinquente não traria o alívio nem o conforto da dor de familiares e pessoas próximas, ou à vítima de assassinato, abusos, sequestros e outros tipos de crimes hediondos. Pelo contrário, geraria mais dor para pessoas próximas ao delinquente, além de perdurar o sentimento de dor por um ente querido morto, ou o trauma gerado no caso da vítima que sofreu e sobreviveu a um ato hediondo.
Um exemplo clássico dessa razão são os vários casos de condenações injustas