Contos de fadas
-------------------------------------------------
sábado, 19 de fevereiro de 2011
* PESQUISA PARA O TCC SOBRE CONTOS DE FADA ... SÓ MAIS 4 MESES....E FIM!! YUPIII...!!
Literatura infantil: contos e mitos
Para falarmos sobre a influência da literatura infantil na construção de valores e seu papel na constituição da personalidade consideramos relevante fazermos uma pequena introdução sobre a sua origem destacando os Contos de Fadas e os Mitos.
Segundo Góes (1991) a literatura infantil tem sua origem na chamada Idade Oral do Mito. Onde, através da oralidade, as tradições dos antepassados – lendas, fábulas, mitos – eram transmitidas pelas “amas de leite” e pelos educadores às crianças.
Os mitos nasceram da necessidade do homem explicar a si mesmo o mundo e os fenômenos, sendo que estes, em sua grande maioria, sobre a figura de deuses, se constituindo assim o primeiro estágio da arte de se narrar. Possui caráter pessimista e na grande maioria das vezes tem um final trágico.
Os Contos são uma evolução do mito, suas principais características são a presença do maravilhoso e de poucos personagens, onde estes possuem a sua característica principal elevada. Por exemplo: ou são muito bons ou muito maus, muito feios ou muito bonitos.
Góes(1991) relata que os primeiros contos datam da idade média (Séc. V ao Séc. VX). Dentre os grandes escritores destes contos podemos citar: La Fontaine, que se destaca por suas fábulas; Hans Christian Andersen com sua obra mais famosa “O Patinho Feio”; Lewis Carrol e sua “Alice no país das maravilhas”; Jacob e Wilhelm Grimm, mais conhecidos como os irmãos Grimm e seus contos maravilhosos.
Até o século XIX a escola praticamente não existia, assim como não havia formação de professores e nem mesmo livros de textos para a sala de aula.
No Brasil, com a vinda de Dom João VI, se abriram novos horizontes para a educação, mas a literatura só começou a se esboçar nos fins do século passado, quando a preocupação com a educação e com a