contole tatico
Fases do controle tático
1. Avaliação de resultados:
Avalia o desempenho ou resultados dentro dos limites previstos
Constitui o instrumento adequado para influir nas decisões a fim de corrigir atividade planejada caso haja desvios ou variâncias
Possibilita o ajustamento em relação aos objetivos traçados.
Nesta fase do controle a descentralização é um fator importante pois a medida que a tomada de decisões deixa de ser apenas do administrador e é delegado autoridade para planejar e decidir a administração desvia sua atenção dos detalhes operacionais e dedica-se a acompanhar os resultados globais atingidos.
A freqüência das avaliações pode mudar de acordo com a descentralização administrativa.
Centralização: Avaliação diária e detalhada com horários definidos e resultados alcançados.
Descentralização: Avaliação mensal e genérica para resultados principais. Podendo ser ainda ser ainda semestrais ou anuais para resultados globais.
2. Comparação dos resultados:
A comparação quase sempre é feita por assessorias externas que transmitem os resultados aos gerentes responsáveis. Proporciona a informação a respeito de quantidade qualidade, tempo e custo das atividades de cada departamento.
Os três elementos essenciais da comparação são:
Mensuração: Refere-se a informação sobre o desempenho de um departamento de modo a avaliá-lo de acordo com algum critério quantitativo ou qualitativo.
Variância: É o grau de desvio ou afastamento do desempenho atual em relação ao padrão estabelecido. (A comparação visa descobrir e localizar o desvio entre o que esta sendo feito e o que deveria ser feito).
Principio da Exceção: Ocorrências fora da normalidade dos acontecimentos. (Aponto somente o excepcional)
3. Tipos de Controle tático:
Existem vários tipos de controle