Introdução a administração
QUESTÕES PARA DISCURSÃO
1) Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. O planejamento tem dupla atribuição de definir o que deve ser feito (objetivo) e como deve ser feito (planos).
O planejamento é importante pois ele é a base de todas as outras funções administrativas, sem ela não existiria objetivos e planos. Não sendo possível também dirigir de maneira eficaz.
As principais críticas no ambiente formal estão relacionadas as constantes mudanças ambientais. Onde não respondem adequadamente aos desafios de um ambiete dinâmico. O planejamento parte da premissa de que o futuro é previsível, mas isso pode não acontecer. Outro argumento é que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcança-los,o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio sigam um rumo preestabelecido. Para os críticos o planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.
2) Os objetivos especificam estágios futuros que a organização busca atingir, já os planos estabelecem os meios para alcançá-los. De modo geral, os objetivos, são gerais e os planos pouco específicos no que diz respeito a atividades e recursos necessários.
Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam com os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas.
No entanto, dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.
Tipos de planos segundo a sua abrangência:
Planos estratégicos (administradores