Resistência a mudanças e conflitos existentes na cultura e nas relações de poder de uma organização pública
Num cenário atual de constantes mudanças, faz-se necessário o desenvolvimento da integração dentro das organizações. Para isso, é preciso que as mesmas não só centralizem esforços na satisfação do cliente externo, mas também no cliente interno, ou seja, o colaborador, pois sua satisfação trará como resultado, a satisfação do cliente externo, alcançando, por fim, os seus objetivos.
Nesse sentido, a cultura organizacional é um assunto importante a ser analisado nas organizações, mesmo as públicas, pois estas se deparam com a necessidade do novo, tanto em aspectos administrativos quanto políticos. Por CULTURA ORGANIZACIONAL, nos termos propostas por Edgar Schein (1992), entende-se: “o conjunto de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionou bem o bastante para serem considerados válidos e ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas” (p.12).
É necessário avaliar se a cultura é favorável à introdução de novos conceitos e se os colaboradores têm condições de compreender e acompanhar as mudanças organizacionais. Isso é importante para a definição dos processos internos, na relação com inovações e mudança, na formação dos valores e crenças organizacionais e nas políticas de recursos humanos.
O objetivo deste trabalho é analisar a cultura organizacional na administração pública municipal de uma cidade do interior do Estado do Espírito Santo, particularmente na Secretaria de Administração, Setor Convênios, descrever como a resistência à mudança e os conflitos são contextualizadas na cultura e nas relações de poder e sugerir um plano de melhorias e/ou implementação.
Para a efetivação do trabalho propriamente dito, a metodologia utilizada foi um estudo de caso, baseado em informações de uma servidora que trabalha no setor da referida secretaria.
Histórico da