ATPS COMPET NCIAS
O significado da palavra administração tem sua origem no latim (ad, direção para, tendencia e minister, comparativo e inferioridade; ter, subordinação ou obediência). Isto é significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Administração é o termo utilizado para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando sempre alcançar algo, metas e objetivos.
A administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte: Ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte de lidar com situações concretas e abstratas.
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa. Assim a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficacia, por intermédio de um arranjo convergente.
1.1. A história da administração
Iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 A.C, quando procuravam a melhor maneira de resolver os problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Alguns fatos podem ser citados como exemplo para o início da utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais. No Egito dimensionou um sistema econômico que foi operacionalizado com a administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, com seus oito regulamentos e as regras de administração pública de Cafúncio exemplificam a tentativa Chinesa de definir regras e princípios de administração.
Na evolução da