liderança de equipe
Carlos Haroldo Piancastelli
Horácio Pereira de Faria
Marília Rezende da Silveira
Este texto tem como objetivo discutir o conceito de trabalho em equipe e apresentar alguns elementos fundamentais para a consolidação de uma equipe de trabalho.
A concepção de equipe está vinculada à de processo de trabalho e sujeita-se às transformações pelas quais vem passando ao longo do tempo. Neste sentido, sem querermos apontar todos os motivos que justificam a existência desta forma de exercer o trabalho, diríamos que a ideia de equipe advém: da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa e inadequada; e da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência e/ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos.
O trabalho em equipe, portanto, pode ser concebido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.
Hoje, mais do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual. Apesar desse reconhecimento, constatamos, na prática, muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe. Em parte, isso se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe de trabalho. Vejamos algumas definições de equipe: conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho – de acordo com esse conceito, para ser uma equipe, basta que as pessoas trabalhem em uma mesma tarefa. Não importa, nesse caso, o significado ou objetivo que o trabalho tem para cada um, nem como as pessoas se relacionam nesse trabalho. Na medida em que os componentes do grupo não compartilham dos mesmos objetivos, podendo até ter objetivos