LIDERANÇA DE EQUIPES
LIDERANÇA COMO CARACTERÍSTICA NATURAL
A ação das lideranças tem um aspecto mais imediatamente percebido quando dinamiza a ação, organiza procedimentos e estabelece rotinas.
CAMPO PERCEPTIVO
É o conjunto de situações que organizam o contexto, criando uma relação entre quem percebe e quem é percebido.
CONTEXTOS DE LIDERANÇA
Contexto de produção da condição de líder – refere-se ao contexto familiar, semelhante a um caldo de cultura nutritivo. É o conjunto de situações e oportunidades ambientais em geral, em especial, familiares. Essas situações incluem aptidões específicas e podem, eventualmente, ter sido beneficiadas por uma genética favorável.
Contexto de estabilização da liderança – diz respeito ao exercício da condição de líder. O contexto de estabilização de liderança já instalada é o campo perceptivo configurado de maneira a confirmar a posição do líder. Corresponde a imagens compartilhadas, valorização dos aspectos positivos e ênfase em todos os itens que caminhem na direção da confirmação.
PROCESSO PERCEPTIVO
O processo perceptivo, que é a maneira como percebemos um objeto ou uma situação, tende a ser influenciado por fatores internos e externos.
Fatores internos: Os fatores internos dizem respeito a nossa história pessoal, aos valores que recebemos – àqueles que acolhemos ou rejeitamos – e a vários episódios que, desde nossa infância, foram construindo uma espécie de filtro através do qual enxergamos o mundo.
Fatores externos: Os fatores externos estão na configuração, na forma e na aparência com que o mundo se apresenta.
DEMANDAS POR ORGANIZAÇÕES DE GRUPO
A organização de grupos é necessária sempre que as pessoas de um conjunto, que supostamente deveria estar focado em um mesmo objetivo, parecem dispersas. Quando a comunicação é frágil, as trocas interpessoais são frias e o clima é pouco ou nada inspirador para a realização de projetos.
Uma concepção de sistema precisa ser introduzida. São necessárias estratégias que visem à