Conto psicologico
Gláucia Regina Carnaúba Costa
Centro Educacional SESI 376 Ensino Fundamental 8ª série – 9º ano Língua Portuguesa
2012
Resumo Este trabalho se resume em recriar o conto psicológico Gertrudes pede um conselho, de Clarice Lispector, através das mais diversas manifestações como, teatro, leitura dramática, quadrinhos, etc.
2
Introdução
A leitura é um assunto que permite as mais diversas abordagens quando se fala em ensino. Contudo, faz-se necessário pensarmos que tipos de abordagens irão atingir de forma eficaz o objetivo maior de qualquer professor que é o de levar seus alunos a pensarem, a serem críticos e desenvolverem a capacidade de ir além daquilo que está escrito para formular um pensamento autônomo, independente. Logo, não podemos mais trabalhar o texto de forma restrita. E não podemos restringir a leitura, ou seja, limitá-la à interpretação do que se lê, ou à construção do saber a partir do que se lê. Por que então não pensarmos em recriá-la sinteticamente. Criar algo novo a partir daquilo que se lê. Transformar em algo mais palpável e significativo? No 9º ano, fase final do ciclo fundamental, onde os alunos já aprenderam a maioria dos gêneros de textos, é possível incentivar que os mesmos recriem o ato de leitura, partindo, é claro, daquilo que lhe é essencial, porém, dando-lhes liberdade para transformá-la em algo que seja objeto de transformação de pensamentos e atitudes uma vez que parte deles mesmos, desta geração, uma necessidade de atualização, reinvenção, e interação constantes, faz-se necessário que nós, educadores, tenhamos sempre uma postura de inseri-los como protagonistas de todo o processo de aprendizagem.
3
Justificativa
Este trabalho surgiu da necessidade de desenvolver com os alunos do 9º ano a aprendizagem do gênero textual Conto psicológico, texto que se caracteriza por narrar ao menos duas histórias ao mesmo tempo, como se estivesse contando