Analise do conto Sua Excelência de LIma Barreto
Introdução
Conto é uma forma de narrativa, em prosa, obra de ficção de menor extensão, o eixo narrativo do conto aborda um só conflito, um só drama e uma só ação, no qual precisa causar um impacto para atrair a atenção do leitor. Esse trabalho abordara o conto Sua Excelência de Lima Barreto para entender melhor o conto foi dividida em personagem principal, tempo cronológico, psicológico e espaço, foco narrativo, e se o autor quer passar alguma mensagem com esse conto.
Biografia do Autor.
Afonso Henriques Lima Barreto (1881-1922) nasceu no Rio de Janeiro e ocupa hoje um lugar de destaque em nossa literatura por criticar a sociedade carioca (e brasileira) no início do século XX. De família humilde e mulata, consegue, sob ajuda do Visconde de Ouro Preto, concluir e curso secundário e ingressar no Curso de Engenharia, mas abandona para cuidar do pai doente e sustentar a família.
A dura vida que levava como funcionário público, o preconceito racial de que era vítima, o desgosto familiar e a depressão de que sofria fizeram de Lima Barreto um grande crítico social em suas obras. Denunciou a corrupção da nossa elite, o preconceito racial e social. Por outro lado, valoriza apaixonadamente o povo sofrido dos subúrbios que não possuem perspectiva de uma vida melhor.
Lima Barreto fez inúmeros registros críticos de acontecimentos históricos brasileiros, como a campanha contra a febre amarela, a política de valorização do café, a participação do Exército brasileiro na Primeira Guerra Mundial, o advento feminista, dentre tantos outros. Inclui-se a crítica aos políticos da época, retratados com desprezo por serem gananciosos, sem conhecimento intelectual e pela mania de grandeza. Tudo isso envolto pelo seu carinho à cidade do Rio de janeiro, à sua gente sofrida e seus dramas.
Sua obra mais representativa foi O Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), que conta a