cultura africana
Para começo de conversa...
O que vamos fazer nesta unidade?
•
•
Discutiremos sobre a contribuição do estudo da literatura afro-brasileira para o conhecimento do legado cultural transmitido do pelos povos africanos; conheceremos parte das tradições orais africanas e suas reconfigurações na literatura afro-brasileira, bem como a restauração desse acervo na contemporaneidade. Ao fim desta unidade você poderá:
•
•
reconhecer a importância do trabalho com a literatura afro-brasileira para a formação de jovens no que diz respeito ao patrimônio simbólico da cultura africana na história social brasileira; identificar as relações identitárias entre a cultura africana e a literatura afrobrasileira.
Por que estudar Literatura afro-brasileira?
O início de nossa trajetória traz um questionamento que poderia ser respondido duplamente, primeiro, por que estudar literatura? Segundo, por que estudar a literatura afro-brasileira?
A primeira pergunta é freqüente nas salas de aula pelo Brasil afora, em função da mentalidade tecnicista em que o mundo e o país mergulharam nas últimas décadas e, em particular, pelas imagens bombardeadas constantemente em nosso dia a dia, o que, segundo alguns, poderão em um futuro próximo substituir a leitura e pôr fim à literatura. No entanto, se deslocarmos o olhar deste panorama
“apocalíptico”, notaremos que os avanços tecnológicos também permitiram que a literatura ocupasse o cinema, a televisão, a internet, o celular, demonstrando com isso sua capacidade dialógica com as mídias e com outras artes.
A noção clássica da literatura como belas letras difundiu a ideia elitista e excludente de uma arte voltada somente a um grupo restrito, que tinha acesso aos livros e à leitura. O que explica, ao longo dos séculos, sua estreita relação com os círculos mais prestigiados economicamente.
Ainda que a literatura tenha sido reconhecida e