contextualização
Damiana dos Santos Souza2
Marizane Borges da Silva
Suzana Santos Jatobá
RESUMO
A Contextualização visa construir saberes alicerçados no cruzamento cultura-escola-sociedade. Diante dessa prerrogativa este estudo tem a intenção de debater o propósito da contextualização dos conteúdos estudados de uma Escola situada na micro região de senhor do Bonfim/Ba. A pesquisa realizada é norteada a partir das observações com professores e suas práticas em sala de aula. E as finalidades que estimularam nossa pesquisa foram de conhecer melhor a educação no campo compreendendo o seu envolvimento com a pedagogia da alternância e posteriormente com a contextualização que é estudada em sala de aula.
CONCEITOS CHAVES: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Contextualização no Semiárido.
INTRODUÇÃO
Esse artigo faz referência a um estudo desenvolvido com os professores do ensino fundamental I de uma escola rural situada na Micro Região de Senhor do Bonfim – BA. A discussão dessa abordagem nasceu diante das observações feitas nas aulas do componente curricular Educação do Campo, juntamente com o propósito de entendermos como os professores trabalham os conteúdos estudados de acordo com as realidades dos discentes em uma escola rural, e dessa forma adentraremos nas compreensões sobre educação do campo e o seu envolvimento com a pedagogia da alternância.
Inicialmente faz-se necessário uma abordagem sobre a educação do campo nas vertentes dos autores que pontuam que a própria assenta-se na valorização dos tempos da aprendizagem, possuindo uma ligação com o processo pedagógico cultura – escola - sociedade. Ela nasce junto com o trabalho e a cultura do meio rural. Diante dessa discussão vê-se que há necessidade de estudar modelos educacionais alternativos de escolas voltadas para a educação rural, com formação geral, visando buscar soluções para os problemas