contextualização
CASCAVEL - PR
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DRIELY VIANA
ALINE DA ROSA
DAIANE TERRES
VANESSA HIRT
CASCAVEL
2013
1.1 Contextualização
As técnicas e métodos de ação comportamental evoluíram. O trabalhador dos anos 90 não mais pode ser visto a partir de teorias formuladas nas décadas de 50 e 60, onde o contexto sócio econômico e político era radicalmente diferente do atual.
A qualidade de vida no trabalho é um assunto que vem crescendo e ganhando força dentro das empresas, mais ainda assim as empresas encontram muitas barreiras a transpor, pois enquanto algumas empresas investem na QVT outras a tratam com descaso, e é ai que esta o grande problema.
A falta de qualidade de vida produz naturalmente impactos importantes nos resultados das organizações como: baixa produtividade, custos altos de assistência medica, índice de absenteísmo e rotatividade, indenizações trabalhistas, insatisfação, baixa motivação e deslealdade com a organização. (PEREIRA, 2006, p16).
Atualmente ainda existem muitas empresas que não dão a importância necessária a QVT, as empresas estão apenas em busca de produtividade e quando percebem estão com problemas sérios de saúde e fica muito mais caro resolver esses problemas do que implantar em sua empresa a QVT, como um método a ser seguido.
A QVT vem sendo estudada pelo homem já faz um bom tempo, mais devido às constantes mudanças de necessidades houve a utilidade de um estudo mais desenvolvido para integrar de forma correta a organização e os colaboradores. A QVT, esta dividida em duas posições, as exigências dos trabalhadores e o interesse das organizações.
Uma pesquisa identificou como principais fatores determinantes da qualidade de vida a compensação justa e adequada, as condições de trabalho. Uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento e segurança