Historia Regional
Adão Alves Dias
Prof. Orientador Maria Ronilda Wurdel Govêa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (HID O219) – Estágio II
21/05/13
RESUMO
Este documento tem como finalidade enfatizar a área de concentração escolhida para a realização dos estágios. Discutindo no caso especifico assuntos relacionados ao Feudalismo na Europa ,é importante abordarmos a contribuição do sistema feudal no período da idade média. Sistema este ocorrido em toda a Europa demonstrando assim a fragilidade do sistema econômico e social anterior ao feudalismo e a forma que o governo do império Romano encontrou para se manter protegido das invasões Bárbaras e de outros povos. Feudalismo era o nome dado a um modo de organização social e política baseado na relação entre senhor e feudal e servo.
Palavras-chave: Conflitos. Econômica. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, enfatizar a necessidade de se pensar na verdadeira transformação em todo o contexto histórico. O início do Feudalismo ocorre a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao império Romano do Ocidente na Europa.
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente e, em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores Romanos,várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano.
Deste fato ocorre o fortalecimento do Feudalismo. Ou seja, um bem dado em troca. Por este ato o governo se fortalecia economicamente e militarmente.
Durante a idade média o principal bem que alguém poderia possuir era a terra. Os senhores desta terra era Aristocratas. Para assegurar a posse de terras e seu poder sobre ela, os Aristocratas firmavam alianças pessoais que eram reforçadas por meio do juramento de fidelidade entre eles. Não podemos deixar de destacar os Suseranos