História regional
"Cariacica" é um termo oriundo da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cariacica) acesso dia 12/04/2013 ás 18: 42h.
O congo de máscara acontece no municipio de Cariacica sempre no mês de Abril é uma manifestação da Cultura Afro- Brasileira e com a influência indígena que resiste ao tempo. Grande Carnaval de Congo é um gesto de homenagem à padroeira do estado do Espiríto Santo. Diante da dificuldade ir ao Convento da Penha situado em Vila Velha- ES. Os moradores decidiu homenagear a Santa pelas ruas da localidade com procissões de sons como tambores de Congo. Com passar dos anos a festa cristã organizada pelos brancos naquela época introduziu – se com às raízes negras e indígenas, dando origem ao congo na região de Roda D` Água em Cariacica - ES.
Imagem fonte: http://novoespaco.wordpress.com/2007/04/17/carnaval-de-congo-de-roda-dagua/. Acessado dia 12/04/2013 ás 18:54h.
Podemos saber pela crença popular que os negros usavam máscaras para não serem reconhecidos por seus patrões e senhores brancos, originando a tradição de uso de máscaras pelo negros. O Carnaval de Congo da cidade de Cariacica tem com seu objetivo proporcionar integração entre as raízes que originou, e também promover conhecimento cultural, muitas bandas de congo do munícipio participa do evento e são sempre convidadas, além proporcionar lazer e a cidadania recebe muitos visitantes do Brasil inteiro e estrangeiros. Todo ano é registrado aproximadamente 10 mil pessoas que brincam na festa mais conhecida no munícipio de Cariacica localizada no Bairro Roda D´Água.
Dia de acesso 12/04/2013 ás 18:38h.
Site: Wikipedia- Brasil. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cariacica REFERÊNCIAS