dislexia
O trabalho em questão aborda uma temática que é muito pouco trabalhada na formação dos professores de um modo geral: a dislexia.
Para isso, será abordada e debatida a conceituação que envolve esse problema de
aprendizagem,
principalmente
balizado
no
conceito
de
inteligências múltiplas de Howard Gardner, onde ele nos transmite que cada ser humano tem seus talentos, cada um é bom em alguma área do conhecimento. Com base nisso, defende-se que o aluno, ao invés de ser rotulado como rebelde, burro ou incapaz, deve ser incentivado a se desenvolver dentro de sua inteligência (nos moldes de Gardner).
Afim de mapear e melhor ilustrar o tema do trabalho, faz-se uma análise do filme “Como estrelas na terra: toda criança é especial”, no qual o personagem principal é um disléxico que, após ser diagnosticado por um professor que se interessa por seu caso, tem suas habilidades artísticas desenvolvidas e estimuladas, nos mostrando que suas dificuldades de aprendizagem são contornáveis se o caminho certo for tomado pelo professor.
Por fim, faz-se um estudo sobre o olhar psicopedagógico e as sugestões para que um trabalho seja desenvolvido com um disléxico.
6
METODOLOGIA
O problema proposto surgiu da união entre uma dificuldade de aprendizagem similar apresentada por uma pessoa próxima e o filme analisado neste trabalho. A partir de então, passou-se à leitura de livros e artigos conseguidos através de pesquisa realizada em internet, bibliotecas e bibliografia indicada pelos professores das disciplinas oferecidas pelo curso de psicopedagogia na Instituição AVM. O passo seguinte foi o de elaboração da monografia, de sua redação e resposta ao problema apresentado.
7
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
08
CAP. I - Um panorama sobre a dislexia
09
CAP. II - O filme por dentro
20
CAP. III – Olhar psicopedagógico e sugestões de trabalho
29
CONCLUSÃO
39
BIBLIOGRAFIA
40
8
INTRODUÇÃO
As