HISTÓRIA REGIONAL BARREIRO
PARTE A - ASPECTOS SOCIOSESPACIAIS
INTRODUÇÃO
BARREIRO: O SURGIMENTO DE UM POLO INDUSTRIAL
PATRIMÔNIO BARREIRO
- MATERIAL
-IMATERIAL
PARTE B- APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS NO BARREIRO
FAIXA ETÁRIA: CRIANÇA
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Barreiro é a maior regional do município de Belo Horizonte, com 54 bairros, 18 vilas e 283.544 mil habitantes (Censo IBGE/2010). Em 2015 completou 160 anos, sendo mais antiga que a própria cidade de Belo Horizonte. O desenvolvimento inicial da região ocorreu devido ao surgimento de plantações criadas para abastecer Belo Horizonte. Ao longo dos anos, essa área também foi responsável pela produção de muitas outras mercadorias compradas pelo resto da cidade. A primeira menção registrada do nome Barreiro foi em uma demarcação da fazenda, cujo nome era Fazenda do Barreiro, onde posteriormente se instalaram as primeiras indústrias e se iniciou a urbanização do Barreiro. Muito se transformou e poucas coisas lembram a antiga paisagem rural da região. Com o aparecimento das indústrias e o crescimento da cidade alteraram bastante a paisagem atual do Barreiro e de seus bairros.
BARREIRO: O SURGIMENTO DE UM POLO INDUSTRIAL
Criada em 1855, data da primeira menção do nome Barreiro, em um registro de demarcação de terras que declarava a propriedade do Coronel Damazzo da Costa Pacheco, a fazenda contava com uma extensa área produtiva. Portanto, é a partir deste documento que a História do Barreiro passa a ser registrada.
Posteriormente, a Fazenda Barreiro foi transferida ao Major Cândido José dos Santos Brochado (compadre de Damazzo Pacheco), líder do Partido Conservador à época do Brasil Império, que tinha enorme prestigio e influência entre os fazendeiros e políticos locais. Apesar das suas benfeitorias, o Major Cândido Brochado foi