Contextos Econômicos.
1. Quais efeitos da Grande Depressão sobre a Política Econômica Brasileira?
R: O maior efeito foi à redução de 60% no comércio mundial e de 90% nos empréstimos internacionais, e a Revolução de 1930 ocasionou a perda da hegemonia política pela burguesia cafeeira em favor da classe industrial ascendente.
2. Quais eram os mecanismos de defesa do café?
R: O mais frequente era a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação.
3. Quais foram às consequências da política de defesa do café durante a depressão dos anos 1930 com relação à renda nacional?
R: No ano de 1933 ocorreu o ponto Maximo de produção de café, com a adoção do governo brasileiro pelas medidas de defesa do café, houve uma queda de 25% a
30% na renda nacional, mas no mesmo ano a renda recomeçou a crescer novamente.
4. Que papel assumiu o mercado interno após a grande depressão?
R: O mercado interno assumiu o papel de consumidores, devido ao fato de que os custos para exportação eram muito altos, foi incentivado o consumo dos produtos pelo mercado interno.
5. Quais as características do Processo de Substituição de Importação (PSI)?
R: Ruptura do modelo primário exportador, modelo de desenvolvimento voltada ao mercado interno, aumento da produção interna de bens de consumo e importação de bens de capital e bens intermediários.
6. Expliquem quais são os setores ou departamentos da economia?
R:Departamento I: produtor de bens de capital e de bens de produção
Departamento II: produtor de bens de consumo duráveis e não duraveis
7. Quais foram às bases econômicas da nova tentativa de Vargas de implementar um projeto nacional no início dos anos 1950?
R: Como não fazia parte da estratégia das grandes empresas capitalistas produzir em outros países, especialmente nos chamados países subdesenvolvidos, a única possibilidade de implantar grandes projetos de indústrias de bens de produção concentrava-se na ação estatal. 8. O