Contexto econômico brasileiro
CONTEXTO ECONÔMICO VIVENCIADO PELA REGIÃO
Com extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, possuindo 1.668 municípios, a região Sudoeste é a segunda menor região do Brasil sendo maior apenas que a região Sul.
A região abriga os três maiores polos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, representados pelas cidades de São Paulo,Rio de Janeiro e Campinas, as quais respondem, respectivamente, por 28%, 17% e 10% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.
ESTADOS DA REGIÃO SUDOESTE E SUAS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS
Espírito Santo - Siderúrgica
Minas Gerais - Siderúrgica e Petroquímica
Rio de Janeiro – Siderúrgica, Petroquímica, Naval e Petrolífera
São Paulo – Siderúrgica, Petroquímica e Automobilística.
TURISMO
O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido suas praias e regiões de montanhas.
O Rio de Janeiro mundialmente conhecido pelas praias e pelo carnaval, além de ser um grande centro cultural.
São Paulo é o estado conhecido internacionalmente, além de ser o maior centro financeiro do Brasil, e conta também com diversos centros culturais e de entretenimento.
Minas Gerais, é conhecida por suas cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina.
A região Sudoeste pertence a maior geoeconomia do país, em termos de economia. A agricultura e a pecuária, por exemplo são praticadas em todos os estados da região, além do extrativismo mineral, onde os principais são o ferro, manganês, ouro e pedras preciosas.
A região abriga os três maiores polos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, representados pelas cidades de São Paulo,Rio de Janeiro e Campinas, as quais respondem, respectivamente, por 28%, 17% e 10% da produção científica nacional – segundo dados de