Contexto economico
TRIBUTÁRIOS – ENET promovido pelo Instituto de Direito
Tributário de Londrina de 30/08 a 02/09/06 (Selecionado pela
Comissão Organizadora).
O BRASIL NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ECONOMICAS INTERNACIONAIS: Realidades e perspectivas Maria de Fátima Ribeiro
[1]
[2]
Laércio Rodrigues de Oliveira
SUMÁRIO: 01. Introdução; 02. Conceitos e Teorias sobre as Relações Internacionais no contexto da globalização; 03. O comércio exterior e suas regulações; 04. O novo regionalismo e a formação dos blocos econômicos; 05. A abertura comercial dos anos 90 e suas influências na economia brasileira; 09. A participação brasileira nos blocos econômicos; 10. As causas das dificuldades brasileiras em relação comércio exterior; 11. Perspectivas das relações comerciais brasileiras no mercado mundial; 12. Conclusões 13. Referências.
01. Introdução
No inicio deste novo milênio as relações internacionais tem mudado de forma e conteúdo. Até meados do Século passado os capitais que circulavam no mundo eram em sua maioria composto de capital produtivo. Com a melhoria nas comunicações, a informatização das transmissões e armazenamento de dados possibilitou novos avanços nas relações comerciais em todo o mundo. Uma questão que se coloca é o alto índice de liquidez disponível em todas as economias, principalmente dos fundos de pensão, que interferem nas bolsas de valores de vários continentes. Esta forma de investimento interfere nas relações de consumo do mundo capitalista com conseqüências no sistema produtivo.
Esta pesquisa busca analisar sem, no entanto exaurir o tema, as conseqüências da globalização e da abertura comercial para o Brasil. Num primeiro momento busca-se analisar o processo de globalização dos capitais produtivos e financeiros que ocorreram com a primeira e segunda revolução industrial. Em seguida buscase fazer uma análise da evolução do comércio exterior em tempos de globalização e as suas formas de