Contexto economico e politico
-A França vivia uma Crise Social (que era estamental e sem mobilidade). A Sociedade era formada por 3 Estados (1º Clero, 2º Nobreza e 3º Burguesia, Camponeses e Sans-culottes), dos quais somente o 3º estado pagavam impostos. Além disso, havia desemprego, alta nos preços.
-Havia uma Crise Econômica (falência financeira do Estado) por causa das dívidas externas, pelas Guerras (uma delas ajudando na Independência dos EUA), mais da metade da população trabalhava no campo, porém, vários fatores ( clima, secas e inundações), pioravam ainda mais a situação da agricultura fazendo com que os preços subissem, e nas cidades e no campo, a população sofria com a fome e a miséria, Além da agricultura, a indústria têxtil também passava por dificuldades por causa da concorrência com os tecidos ingleses que chegavam do mercado interno francês. Como consequência, vários trabalhadores ficaram desempregados e a sociedade teve o seu número de famintos e marginalizados elevados, além de perder sua maior colônia (o Canadá) e Déficit orçamentário por causa da nobreza/corte (para sustentar os luxos da nobreza). Toda esta situação fazia com que a burguesia (ligada à manufatura e ao comércio) ficasse cada vez mais infeliz. A fim de contornar a crise, o Rei Luís XVI resolveu cobrar tributos ao povo (3º estado), em vez de fazer cobranças ao clero e a nobreza. Sentindo que seus privilégios estavam ameaçados, o 1º e 2º estado se revoltaram e pressionaram o rei para convocar a Assembléia dos Estados Gerais que ajudaria a obrigar o povo a assumir os tributos.
OBS: A Assembléia dos Estados Gerais não se reunia há 175 anos. Era formada por integrantes dos três estados, porém, só era aceito um voto para cada estado, como o clero e nobreza estavam sempre unidos, isso