Contextos da infancia: praticas educativas na contemporaneidade
Por isso, as analises feitas das propagandas de escolas possuem interpretação muito mais no campo dos negócios e do poder, uma vez que o objetivo das propagandas é mostrar aos clientes (os pais) que a escola oferece e dara o futuro que eles desejam aos filhos.
Com enfoque na criança em desenvolvimento as propagandas representam e fazem alusão a amplos horizontes, onde a criança poderá ser o que quiser, ou melhor, o que os pais e a sociedade definirem.
Leite (1996) diz que, a imagem pode forjar realidades e apenas depois de constantes e insistentes olhares e interpretações poderemos reconhecer e definir outros conteúdos que ultrapassam aquela primeira impressão que se tentou impor ou estabelecer.
Sendo assim escolas como a Rainha do Brasil que mostra no plano de fundo redes conectadas ilustra um mundo sem fronteiras, ou seja, você em qualquer lugar interagindo e vivenciando com toda a rede de conexões pelo mundo. Outro exemplo é a escola São Raphael com o slogan “Conhecimento e educação para o futuro”, o hoje não é o bastante o importante é o amanhã e o que ele pode proporcionar, no centro da imagem temos uma garota branca com cerca de 5 anos,deitada em um gramado, com lápis na mão e imaginando algo , ao seu redor a imagem esta carregada de informação todas vinculadas ao que o estudo e o conhecimento podem te levar, aonde sua imaginação quiser e puder chegar, o globo terrestre em cima de um monte de livros demonstra o que você precisa para chegar lá.
Imagens assim, que a primeira vista são inofensiva na verdade escondem imposição e poder por trás de uma leitura mais severa e rígida. São propagandas que possuem publico alvo definido, intenção e reação concreta e que desejam o convencimento atraves apenas nas “inofensivas” imagens. Alem dos exemplos já citados temos também, escolas como, Arte de Crescer e Escola da