Contexto histórico toqueville
De fato para compreendermos um pensamento devemos tentar compreender em que contexto histórico a mente autora de tal pensamento está vinculada. Portanto, é preciso não apenas o estudo do pensamento mais também o estudo da mente em questão.
Tocqueville viveu em um século (XIX) de grandes transformações políticas, sociais e de inovações científicas, que mudaram a humanidade, construíram a história e transformaram o antigo e o novo mundo. Ao longo do seu meio século de vida Tocqueville acompanhou com seus próprios olhos visionários essas grandes transformações no cenário mundial.
Durante sua juventude na França cresceu ouvindo o horror inerente da Revolução Francesa, sendo de origem nobre teve bons estudos em um país que recuperava a ordem; onde a esperança de um futuro digno e celebre crescia cada vez mais com o Império Napoleônico. Tocqueville, apesar de abominar o terror da Grande Revolução pode aprender muito com ela e com os estudos Iluministas, tento como modelo filosófico o pensador iluminista Montesquieu. Enquanto crescia estudando os ideais iluministas admirava o novo mundo, fascinado pelo governo e instituições políticas vigentes na América. Ansioso para compreender, admirava como tudo o que estudou funcionava nos Estados Unidos. Pois pela primeira vez na história a teoria da separação dos Três Poderes de Montesquieu fora aplicada na constituição de um país, tornando os Estados Unidos um país democrático.
Em 1931, devido à derrubada dos Bourbons, Tocqueville viaja par os Estados Unidos a fim de estudar o governo estadunidense. Dois anos depois nosso celebre visconde começa a escrever sua grande obra A Democracia na América. Tocqueville presenciou em seus 54 anos de vida os grandes acontecimentos da metade do século XIX, pois nasceu em uma França pós-revolução, passou sua infância no Império Napoleônico, presenciou a queda de Napoleão e Restauração da Monarquia Francesa com o regresso dos Bourbon. Assim como também presenciou sua