diversos
Direitos De Cidadania
Nos brasileiros temos muitos direitos, como no art. 5 da Constituição Federal, “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.
“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em local aberto ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada”. Art. 227. Dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito á vida, à saúde, á alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O que vem falando muitos são os “rolezinhos” principalmente em shoppings vem sido um debate muito grande nos meios da sociedade, ultimamente vem sido refém deles, quando tenho vontade de ir aos shoppings, não posso se quer levar minha família para um passeio, pois o tumulto é muito grande, tem confrontos com seguranças de shoppings, e com a polícia, onde foi parar meus direitos de ir e vir, somos refém deles. Temos direito mais ao mesmo tempo não são adquirido pelas leis.
Falando de Cidadania – direito ou dever?
Hoje a questão da cidadania é amplamente discutida e vem sendo implantada como modelo e exemplo padrão, buscando-se alcançar uma sociedade: justa, solidária, adequada com cidadãos cientes de seus direitos e deveres. Podemos dizer que diferentes sentidos a palavra cidadania ocupa hoje para os brasileiros, assim como em outras épocas. Muitas pessoas desconhecem, mas a palavra foi construída, moldada pela sociedade e grupos em geral, adquirindo contornos inestimáveis do ponto de vista social no decorrer dos tempos.
A origem da palavra vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. Segundo o