Resenha. Por uma história do político
Rosanvallon nascido em 1948 é Historiador do Político e Politólogo. Ocupa hoje a Cátedra de História Moderna e Contemporânea no College de France. É integrante do Instituto Raymond Aron, escola teórica que voltaremos a ver na presente resenha.
O livro é na verdade uma coletânea de três artigos, dos quais o segundo e o terceiro são escritos por Rosanvallon. Segundo capítulo de título "por uma história filosófica do político" Publicado em 1996, de caráter metodológico. O terceiro capítulo "por uma história conceitual do político" foi artigo escrito em 2002 para uma aula inaugural onde Rosanvallon passou a ocupar a Cátedra de História Moderna e Contemporânea do Político do College de France.
1- A Democracia como Problema
O Primeiro capítulo é escrito pelo Historiador Cristian Edward Cyril Lynch que é doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Professor da Escola de Ciência Política da Unirio. Professor do Programa de Pós-0Graduação em Direito e Sociologia da UFF e Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UGF. Além de escrever o primeiro capítulo, Lynch também traduz para o português os dois artigos de Rosanvallon que compõe o livro.
Neste primeiro capítulo Lynch traça um panorama do resgate do político realizado pela historiografia francesa, este movimento que ficou conhecido como historia politica renovada. Lynch relembra o período onde a política era o centro das atenções da produção historiográfica, porém essa entrou em franco declínio na frança por ser considerada elitista psicologizante e sobre tudo acusada de não se adequar aos