Contexto Historico de A Causa Secreta
O conto machadiano foi publicado originalmente em 1885, na Gazeta de Notícias, durante o Segundo Reinado (1840-89), que se deu com a antecipação da maioridade de D. Pedro de Alcântara e sua coroação, tornando-se D. Pedro II.
O Segundo Reinado é caracterizado como um período de grande instabilidade política (parlamentarismo às avessas e a constante luta entre conservadores e liberais até a Era da Conciliação, que durou de 1853 a 1868) e de muita corrupção (como as eleições do cacete, ocorridas em 1840).
Porém, mais especificamente, 1885 se passa durante a crise do Segundo Reinado, começada em 1870 com o fim da guerra do Paraguai e terminada em 1889 com o fim do reinado.
A guerra do Paraguai fez com que o exército ficasse sensibilizado quanto ao Republicanismo e ao Abolicionismo, dois dos principais movimentos contra o Segundo Reinado, o que fez com que o exército também ficasse contra o mesmo.
Além destes, também havia a questão religiosa, causada pelo sistema de Padroado (submissão da Igreja ao Estado), a Bula Syllabus (proibição da ligação com ordens maçônicas) e a decisão dos bispos de Olinda e Belém em aplicar a Bula sem o placet imperial (o que resultou em suas prisões).
Também podemos falar sobre o período literário da obra, o naturalismo (uma ramificação do realismo). Este período é caracterizado pelo cientificismo exagerado (o que é facilmente percebido em A Causa Secreta), descrições minuciosas e linguagem simples, preferência por temas como miséria, adultério, problemas sociais e a exploração de temas patológicos, e a vontade de reformar a sociedade da época, que vinha apresentando infinitos problemas (denunciados pelos contos naturalistas e, também, realistas)