Resenha Crítica Pai Contra Mãe Machado de Assis
Escrito cerca de dez anos após o fim da escravidão no Brasil, publicado no livro Relíquias da Casa Velha (1906), é um conto de Machado de Assis. Junto com, contos e obras como, "A Causa Secreta", "Capítulos dos Chapéus", "A Igreja do Diabo" e outros que foram escritas após “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, possuem uma temática inovadora, Começam pela emblemática frase: A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais [...]
O Conto narra a vida de Cândido Neves, um homem que não se adapta bem a nenhum tipo de trabalho, e sua noiva Clara. Cândido encontra, na busca pela recompensa por encontrar escravos, um bom meio de sustentar sua nova família, e mesmo com os planos de aumentá-la, continua com esse rendimento instável. A noiva Clara, com o passar do tempo engravida e cobranças começam, a situação financeira começa a se apertar e a tia de Clara cobra Cândido que procure um modo estável para sustentar a criança. Neves continua tentando encontrar os fugitivos sem sucesso. Enquanto isso as cobranças se intensificam e a família é obrigada a deixar a casa e passam a morar de favor com uma amiga da Tia Mônica.
Com o nascimento da criança e a situação financeira tão complicada, Candido aceita a sugestão de levar seu filho para a Roda dos Enjeitados para que a criança seja cuidada e não passe fome. Com muita tristeza enquanto caminha para entregar o menino, encontra uma fugitiva que esteve procurando, cuja a recompensa era alta. Depois de deixar a criança com um farmacêutico conhecido, Cândido parte para a caça da escrava e quando a captura, ela implora que a solte, e pedia por compaixão, explicando que estava grávida, Neves não se importa e a carrega até a casa de seu dono, recebe a recompensa, assiste a escrava abortar a criança que esperava, e retorna para buscar seu filho e ir para casa.
O conto expressa perfeitamente o tratamento que os escravos recebiam naquela época, mostra o desprezo e o