Resenhas críticas
Um Natal sem luto
O primeiro Natal de uma família após a morte de seu “chefe” – uma pessoa conservadora e cinzenta – é o cenário que Mário de Andrade retrata no conto “Peru de Natal” para criticar o conceito estrutural da família burguesa, que se esforça para manter as aparências para os parentes e sociedade e se priva de aproveitar o que podiam da vida.
Através do uso do discurso livre indireto em alguns diálogos e erros gramaticais com objetivo de tornar o texto coloquial e da narrativa em primeira pessoa, cujo narrador também é personagem, Andrade conta o esforço do personagem Juca de afastar o sentimento de luto que impedia a família em realizar atividades prazerosas, principalmente um Natal harmonioso, feliz e de mesa farta.
Resenha crítica sobre o conto “Feliz ano novo”
O conto “Feliz ano novo”, de Rubem Fonseca, faz referência ao grande abismo da desigualdade social e as ações, os conflitos pessoais e o comportamento da sociedade que são atribuídos a partir desta desigualdade, como a falta de oportunidade, a pobreza e, principalmente, a violência.
Através de uma narrativa em primeira pessoa de um personagem sem nome, Rubem Fonseca relata a história de 3 assaltantes a uma casa de um bairro nobre carioca durante uma festa de ano novo. No assalto, fica evidente a desigualdade social através do embate entre o narrador, consciente desta desigualdade, e o personagem Maurício.
Análise crítica do conto Pai Contra a Mãe
O conto Pai Contra a Mãe, de Machado de Assis, quer demonstrar, através da narrativa fictícia, a crueldade do ser humano com o próximo, usando, como exemplo, os tratamentos aos quais os escravos eram submetidos no Brasil, como a tortura e a falta de direitos cívicos.
Através do personagem Candinho, Machado de Assis relata a forma cruel e amoral das pessoas que prestavam serviço como caçadores de escravos. O autor vai além ao apresentar a dualidade de