CONTRIBUIÇÕES DO CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA EM SEU PERÍODO CLÁSSICO PARA A MATEMÁTICA.
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – CCET
CURSO DE MATEMÁTICA
GUSTAVO LUCAS SILVA DA COSTA
NATÁLIA CAROLINE LOPES ALVES
CONTRIBUIÇÕES DO CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA EM SEU PERÍODO CLÁSSICO PARA A MATEMÁTICA.
NATAL – RN
2014
1. Ilustrações do texto
Figura - Parthenon, um dos mais importantes monumentos do Período Clássico da Grécia.
- Disponível em: . Acesso em: 13 Mar. 2014.
Figura - Thales de Mileto
- Disponível em: . Acessado em: 13 Mar. 2014.
Figura - Pitágoras
- Disponível em: . Acessado em: 13 Mar. 2014.
2. Grécia - Período clássico
A Grécia no primeiro período, durante a chamada Idade do Bronze, em torno do terceiro milênio A.C. até o fim do período micênico (~1100 a.C.), era basicamente uma população rural pacífica, formada por criadores de gado e agricultores. O grande número de ilhas e a geografia do continente, em forma de península, acabaram por facilitar a expansão do comércio marítimo com os povos da costa do Mediterrâneo e, com isto, a busca por tecnologia e integração cultural entre os povos da região, os europeus ao norte e os asiáticos a leste.
O Período Clássico é identificado como “Período das Hegemonias” por causa do revezamento de soberania que ocorreu entre as cidades-estado Atenas e Esparta. Essa fase da história da Grécia Antiga, entre os séculos IV e VI a.C., é identificada como a mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras.(Figura 1)
Durante o chamado período clássico, no século V a.C., o continente foi invadido duas vezes pelos persas, que provocaram grande devastação. A guerra contra os persas fez com que as duas cidades mais poderosas, Atenas e Esparta, superassem suas divergências e se unissem contra o inimigo comum. Após sucessivas derrotas uma confederação de cidades gregas pôde finalmente rechaçar o inimigo persa, em 479 a.C., principalmente devido ao poderio