A Rede Social
A Rede Social é um filme americano lançado em 2010, que conta sobre a criação e fundação do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, e uma das empresas mais valiosas também.
O filme se inicia no ano de 2003, onde um estudante chamado Mark Zuckerberg, tem a ideia de invadir o servidor da faculdade e criar um site de comparação , para medir a beleza das meninas da Universidade de Harvard. Para acessar as bases de dados ele utiliza da ajuda de seu amigo Eduardo Saverin, em algumas horas ele cria o site Facemesh. Após o sucesso do Facemesh, os irmãos Winklevoss, o convidam para desenvolver um site chamado Havard Conection, mas Mark, decide junto com seu amigo Eduardo, desenvolver um projeto em parelho denominado The Facebook, o que seria um embrião da atual rede social Facebook. Ao ser lançado e descoberto pelos irmãos Winklevoss, Mark então é processado e acusado de roubar a ideia dos irmãos.
Após um encontro com o fundador do Napster, Sean Parker, as portas do Vale do Silício se abrem para Mark e Eduardo. Eduardo fica cético quanto a participação de Parker, na empresa, mas ele consegue contatos que resolvem investir no Facebook, a partir daí o site é instalado em diversas Universidades americanas, tornando-se uma febre entre os jovens.
O método narrativo do filme mostra Mark respondendo em dois processos: um feito pelos Winklevoss e o outro por Eduardo. Na última cena, uma das advogadas de Mark o aconselha a fazer um acordo com Eduardo, já que os detalhes da fundação do Facebook e a personalidade de Mark fariam o júri ficar contrário a eles. Segundo ela, Mark perderia o júri nos primeiros cinco minutos de audiência. O acordo feito com os Winklevoss foi de US$ 65.000.000, e foi feito um acordo de valor desconhecido com Eduardo. O filme termina com Mark mandando um pedido de amizade para sua antiga namorada, Erica Albright, via Facebook, atualizando a página à espera de uma resposta. A trama nos tem a intenção de mostrar