Telmo
Priscila Carvalho, Bruno Avila, Eduardo Barros, Leandro Moreira, Telmo Farias, Carlos Cesar
Calorímetro
São Paulo
2013
Objetivos
O projeto integrador consiste em construir um calorímetro e medir sua capacidade térmica utilizando dos meios de calculo aprendidos no decorrer do curso de engenharia do 3 ª semestre.
Embasamento teórico
Consideremos um sistema que receba uma determinada quantidade de calor Q, que propicie uma mudança de temperatura ∆t sem mudanças de estado. Define-se como capacidade térmica ou calorífica. A capacidade térmica mede numericamente a quantidade de calor produzida por uma variação unitária de temperatura em um determinado corpo. As trocas de calor entre dois corpos de diferentes temperaturas podem proporcionar tanto uma mudança em seus estados físicos, como em suas temperaturas, sendo que tais mudanças nunca ocorrem simultaneamente. Por isso devem-se ter também os conceitos de calor sensível e calor latente. Estes conceitos são quantizados e determinados a partir de leis matemáticas que foram obtidas empiricamente. A capacidade térmica de um corpo. A partir da fundamental da calorimetria estabelecem-se os conceitos de capacidade térmica de um corpo e de calor específico de uma substância, os quais se caracterizam como constantes de proporcionalidade, características, respectivamente, do corpo e da substância que constitui o elemento em análise. É possível determinar, experimentalmente, tanto a.
Capacidade térmica de um corpo, quanto o calor específico de uma substância, através da utilização do método das misturas, onde se soma o calor recebido mais o calor doado. Quando se transfere energia térmica a uma substância por intermédio do aquecimento, sua temperatura normalmente sobe. A quantidade de energia térmica Q necessária para elevar a temperatura de uma substância é proporcional à
Variação