Resumo o que é texto
Discente: Mariany Mascarenhas Oliveira Curso: Ciências Contábeis 2º Semestre
Texto e Textualidade
1 O que é texto? É uma reunião e organização das palavras desde que tenha faça algum sentido e que se enquadre de acordo com as regras gramaticais de coerência e coesão. O que as pessoas dizem uma para as outras é considerado texto, desde que o receptor entenda a mensagem que é passada por quem a transmite. Cada espaço verbaliza uma necessidade, assim, o que é apropriado em uma situação pode não ser em outra.
2 O que é textualidade
Textualidade é conjunto de características que permite um texto se torne um texto e não apenas seqüência de frases. Alguns fatores são responsáveis pela textualidade, ressaltado coerência e coesão que é importante para o material conceitual e lingüístico do texto e outros fatores que serão envolvidos no processo sociocomunicativo. É fundamental para textualidade a relação coerente entre as idéias.
2.1 Coerência e Coesão
Coerência é o fator fundamental da textualidade e é responsável pelo sentindo das palavras. Um discurso só é considerado coerente quando o conhecimento do emissor faça sentido para o mundo do receptor.
A coesão é expressa na superfície do texto, e é responsável pelos entrelaçamentos de palavras para ligar frases e seqüência de frases dentro de um texto.
Coerência e coesão combinam entre si e é através dessas características distintas que é possível uma inter-relação semântica entre os elementos de discursos. A coerência como associação em conjunto dos elementos em um texto e a coesão a ligação desses elementos no plano lingüísticos. O nexo entre os dois é indispensável para que uma seqüência de frase torne-se um texto.
2.2 Os fatores programáticos da textualidade
A intencionalidade é o empenho do produtor em construir um discurso de forma coerente e coesa que consiga atingir o seu objetivo que é