História da matematica china e india
CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
BLOCO V TURNO NOITE
PROFESSOR JOÃO SANTOS
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.
FABRICIO FEITOSA DE FARIAS
MATRICULA – 201228693
BLOCO – V
Introdução
CHINESES
A civilização chinesa, bem como a civilização indiana, são muito mais antigas que as civilizações grega e romana, mas não mais antigas que as civilizações egípcia e mesopotâmicas.
CONTEXTO HISTÓRICO
A civilização chinesa originou-se às margens dos rios Yang-Tsé e Amarelo. Podemos dividir a história chinesa em quatro grandes períodos:
China Antiga (2000 ac – 600 ac);
China Clássica (600 ac – 221 dc);
China Imperial (221 dc – 1911 dc);
China Moderna (1911 dc – hoje)
Apesar da china antiga ter sido governada por monarquias Hsia, Shang e Chou, o poder real estava nas mãos de numerosos pequenos senhores, governantes de pequenas cidades. Este período foi caracterizado por inúmeras guerras, taxas sobre a população e muita pobreza do povo.
Durante o período clássico, o filósofo Confúcio pregava uma total reestruturação social e política. Confúcio pregava o respeito pelas autoridades, cuidados com a pobreza, humildade, ética por parte dos governantes e não fazer aos outros o que não queremos que nos façam. Confúcio não conseguiu, em vida, fazer com que suas idéias fossem aceitas pela aristocracia. No mesmo período é criado o taoísmo por Chang Tzu (399 ac – 295 ac), o qual proclamava uma ordem no universo e recomendava a paz e a benevolência governamental. Estes conceitos foram criados em virtude dos desgovernos dos senhores e a miséria de seus súditos. Em 200 a.c a dinastia Han criou um império que durou até o fim da china clássica. Esta dinastia expandiu os limites da china e adotou o confucionismo como religião oficial. Vindo da Índia, o budismo fundiu-se com o taoísmo e ganhou ampla aceitação entre os camponeses.
No período