cidadania e escola
PEDAGOGIA
Estrutura e Funcionamento- Prof. CARLOS PETRONZELLI
Aluno(a):Ana Célia Pereira
R.A.:14092862 Agosto/2014
Diante de uma serie de fatos que desmerecem a credibilidade da escola democrática, da escola que diz formar para a cidadania. De fato, o que está sendo ensinado nas escolas para a construção de uma sociedade melhor? E, o que está sendo ensinado, em nossas escolas, terá que tipo de repercussão na vida dos nossos jovens? Poderia ser diferente?
Acredito que o problema não seria tanto a escola em si, pois alguns alunos já chegam com valores predefinidos de casa, o que dificulta a escola a ajudar a moldar os alunos de maneiras mais democráticas e sociais. Ensinar alguém a ser civilizado já é uma missão difícil, ainda mais quando não se tem uma base solida de valores e educação. Já a escola, sabendo que será árduo o trabalho a ser efetuado com seus alunos, deve ser firme em seus ideais, em seus princípios, mostrar como a sociedade é atualmente não apenas salientando pontos negativos, deve-se mostrar que não é só desgraça e promiscuidade que forma nosso país. As escolas têm como dever de mostrar aos alunos da maneira mais fácil de ser entendido, que podemos e devemos melhorar o país onde moramos; que devemos ser exemplos de cidadania e que temos escolhas independente de nossa formação, cor, classe social, etc...
Fazendo de maneira correta as intervenções adequadas, e moldando o ensino de forma mais real ao que o aluno vive, podemos fazer uma grande diferença na vida dos alunos, formando assim pessoas interessadas e comprometidas.