CONSTRUINDO A CIDADANIA NA ESCOLA
Resumo
Que instituição é necessária para a transformação de uma criança e/ou adolescente em um cidadão consciente que seja capaz de ajudar a mudar a realidade da sociedade atual que se encontra incoerente e desumana?
Por um lado há aqueles que defendem que essa função pertence à família, por outro, há aqueles que defendem que ela pertence à escola. Entendendo que a função de formar um cidadão responsável deve ser compartilhada entre essas duas instituições, buscamos com este projeto, proporcionar aulas nas quais os alunos são levados para aprender na prática como se comportar de forma responsável perante a sociedade.
Não é de hoje que nossas escolas servem como base primordial no que diz respeito à formação cidadã de nossas crianças e adolescentes na sociedade, pensando nisto, desenvolvemos este projeto no qual levamos os estudantes da cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, para fora da sala de aula para despertar nos mesmos, através da educação, a cidadania e o respeito ao próximo.
Como futuros professores, nosso papel na educação é fomentar o interesse nas questões humanas, que às vezes não são estimuladas o suficiente nos alunos dentro de suas casas ou escolas. Neste projeto, levamos os alunos para visitar uma associação beneficente, voltada para assistência a idosos, a ABAS (Associação Beneficente Auta de Souza), situada em Rio Verde, a fim de proporcionar a estes alunos conhecerem de perto a realidade dos idosos da nossa sociedade.
Com a realização deste projeto, percebemos nestes alunos o despertar da consciência e uma sensibilização maior no modo de tratar os idosos com os quais convivem todos os dias, seja em casa, na escola ou nas ruas.
Palavras-chave: Cidadania, escola, sociedade
Abstract
What is the institution necessary to the transformation of a child and/or teenager in a conscious citizen that is able to help to change the reality of current society that is incoherent and inhumane? On one hand, there are those