resumo ÉTICA E CIDADANIA CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
A escola é uma realidade histórica em processo continuo. Ela deve ser entendida e voltada para as relações praticas pessoais e sociais, nas dimensões espacial e temporal , tendo caráter contraditório e complexo.Não pode-se dizer que é um produto acabado e sim em constante processo.
Segundo Boaventura Souza Santos “ Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferializa; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza” mostrando assim que ninguém é melhor que ninguém.
Temos que buscar um jurista que traga condições administrativas e pedagógicas e também garanta qualidade e permanência na escola para todos os alunos.
O ensino especial não é somente responsabilidade de instituições especiais, é também das instituições regulares e não pode ser substituída. Para que haja essa interação é preciso verificar que medida a escola contempla como: a elaboração do ppp, fazendo o incentivo as ações colegiais e o diferencial da respectiva comunidade; trabalho com as diferenças em sala de aula como o contexto da diversidade cultural; trabalho transdisciplinar, como forma de leitura e compreensão da realidade.
A escola regular não passa por mudanças,fazendo com que um padrão a ser seguido e copiado. Com a padronização da escola regular diz respeito a apenas a alguns isso é errado pois a escola é de todos.
É preciso promover mudanças no sentido de substituição dos padrões de regularidade,usando novas idéias para enriquecer o regular. É preciso também que se renove as operações em sala de aula buscando perspectiva, e ter a valorização da diferença ao invés da homogeneização.
As ações dentro de sala de aula se situa em diferentes níveis,tais como:
As demandas do mundo atual exige a transformação da escola, para atender as diversidades culturais e de novos conhecimentos, não é apenas responsabilidade inerente a cidadania, pois para ser uma escola de qualidade é preciso