psicanalise
Nascimento, Francisca Rialyne Pereira do¹
Carlos, Daniele de Oliveira² Pedrozo, Juliane Nayara³ Filho, Paulo Tarcio Dias4 Raul Max5
Resumo:
O presente estudo trata da importância da análise do filme, “Farrapo Humano” sobre o olhar da psicanálise, onde aborda o ponto de vista psicanalítico de acordo com a demanda do filme, o alcoolismo, onde o personagem está sofrendo de um bloqueio. Assim, completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida.
Palavras-chave: alcoolismo, excesso e psicanálise.
1. Introdução
Sabemos que as drogas que mais viciam e matam no Brasil são as vendidas livremente nas padarias, bares e supermercados: o cigarro e as bebidas alcoólicas.
Segundo o DSM-IV (2002, p. 225), na maioria das culturas, o álcool é o depressor cerebral mais frequentemente usado e uma causa de considerável morbidade e mortalidade. A dependência e o abuso de álcool normalmente estão associados com dependência ou abuso de outras substâncias (como a nicotina). Sintomas de depressão, ansiedade e insônia comumente acompanham a dependência de álcool, e às vezes a precedem. Pode ocorrer também, durante a intoxicação com álcool, períodos de amnésia para os eventos ocorridos, decorrente da presença de um alto nível de álcool e, talvez, à rapidez com que este nível é alcançado (DSM IV, 2002).
Comumente nos deparamos com bares e festas repletos de pessoas alcoolizadas, muitas vezes lançadas pelas calçadas das ruas em estados lamentáveis de embriaguez. Contudo, raramente, refletimos sobre as causas que levaram essas pessoas a alcançarem tal estado. De acordo com Granja et al (2002), a dependência do álcool é o resultado de diversos